O CAOS BRASILEIRO

FOLHA DE JERUSALÉM

                        

Jerusalém - Inhapim/MG -  25 de maio - Edição Extra Ordinário

        

Edição nº 33 - Ano 3

 

O CAOS BRASILEIRO NAS VARIADAS TEMPERATURAS


 

 

 

 

Em homenagem ao descobrimento do Brasil, que aconteceu em 1500 e que no mês de abril completou a incrível marca de 510 anos. Eu não estava lá, mas fiquei sabendo através de fontes informativas que nos informa que foi exatamente o que me contaram.

É que nós, da Folha e eu, resolvemos juntos e conosco falar sobre a diferença climática do clima nesse imenso mundão, que é o Brasil.

Por exemplo: com 30ºC, os baianos vão para praia, cantam, dançam e comem acarajé; os cariocas vão pra praia e jogam futebol; os mineiros comem um queijo na sombra; todos os paulistas estão em Santos enfrentando duas horas de fila na padaria e no supermercado; os gaúchos esgotam os estoques de protetores solares.

Com 25ºC, os baianos já não deixam os filhos saírem no vento depois das cinco horas da tarde; os cariocas vão à praia, mas já não entram na água porque está muito fria; os mineiros comem feijão tropeiro; os paulistas fazem churrasco na casa em Santos, mas não entram na água; os gaúchos reclamam do calor, mas não fazem esforço devido ao esgotamento físico.

Com 20ºC, os baianos mudam o chuveiro para a posição inverno; os cariocas vestem moletom; os mineiros começam a beber pinga perto do fogão à lenha; os paulistas resolvem vir embora de Santos e fica naquele inferno horrível no trânsito; e a gauchada vai pra redenção tomar aquele solzinho.

Com 15ºC, a baianada começa a tremer de frio; os cariocas se reúnem para comer fundi; os mineiros seguem bebendo pinga perto do fogão à lenha; os paulistas continuam presos no trânsito na volta de Santos; a gauchada começa a dirigir com os vidros abaixados, pois, já está dando um fresquinho.

Com 10ºC, é decretado estado de calamidade pública na Bahia; a cariocada coloca sobretudo, casaco de lã, luva e toca; os mineiros seguem bebendo a pinga e botam mais lenha no fogão; os paulistas já chegaram de Santos e vão tudo para a mesma pizzaria e mesmo shopping Center com toda a família e engarrafam a cidade; já os gaúchos começam a cogitar a possibilidade de vestir uma camisa de manga.

Com 5ºC, a Bahia decreta o Armageddon; o prefeito do Rio lança a candidatura da cidade para as Olimpíadas de Inverno; os mineiros seguem lá bebendo pinga e , agora, quentão, ao lado do fogão à lenha; os paulistas lotam os hospitais e as clínicas por causa das doenças causadas por causa da inversão térmica; e a gauchada dá uma fechada nas persianas.

Com 0ºC, extingui-se a vida na Bahia e em todo Nordeste; no Rio, o prefeito veste sete casacos e lança o snowboard;  a mineirada já entrou em coma alcoólica e já não faz mais diferença; já os paulistas não saem de casa e a audiência da Luciana vai ao pico; já a gauchada se prepara para fazer um churrasco no pátio, antes que esfrie.

 

 

Reportagem: A. Gariballdi